segunda-feira, 4 de março de 2013

Curiosity apresenta primeiro grande defeito desde pouso em Marte

Computador de bordo teve memória corrompida, diz Nasa. Robô está em 'modo de segurança' e funcionando com computador reserva.



(G1) O robô Curiosity apresentou nesta semana seu primeiro grande defeito desde que foi enviado à Marte, segundo informações da agência espacial americana (Nasa). Um dos dois computadores de bordo do aparelho teve a memória corrompida e não conseguiu entrar no modo de hibernação conforme planejado, diz a agência.

Assim como satélites e outros aparelhos espaciais, o Curiosity tem dois computadores de bordo, sendo um deles reserva. Chamados de "Lado A" e "Lado B" pela Nasa, eles são ligados a uma série de equipamentos duplicados. Caso um dos computadores falhe, o outro pode assumir o controle e manter as mesmas funcionalidades e operações.

O computador "Lado A" do Curiosity apresentou o defeito, diz a Nasa. O robô está operando no "modo de segurança" desde quinta-feira (28), ou seja, em estado preventivo e com o mínimo de funções ativas.

Mesmo com o defeito, o Curiosity continuou se comunicando e enviando sinais à Terra, mas não foi capaz de enviar informações armazenadas nem resultados das pesquisas realizadas nos últimos dias.

A equipe da Nasa espera que o robô retome totalmente suas operações nos próximos dias, quando o problema for solucionado.

"Enquanto nós estamos retomando as funções com o 'Lado B' [computador reserva], também estamos trabalhando para encontrar a melhor forma de restaurar o 'Lado A', para que ele possa servir como o computador reserva", disse Magdy Bareh, engenheiro da Nasa.

Experimentos científicos do Curiosity estão suspensos desde quarta-feira (27). A última análise feita pelo robô foi do pó coletado no interior de uma rocha marciana, informa a agência espacial americana.
----
Matérias similares no TerraR7VejaCienctecUOL e O Globo
----
E mais:
Imagem mostra instrumento do Curiosity depois de ter entregue material para análise no laboratório interno do Rover (Cienctec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário