sexta-feira, 15 de março de 2013

Agências da Europa e Rússia fazem acordo para enviar missões a Marte

Convênio prevê envio de duas missões ao planeta, em 2016 e em 2018. Ideia é buscar sinais de vida em Marte, afirma agência espacial europeia.



(G1) A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) e a Roscosmos, a agência espacial russa, assinaram um acordo para trabalharem em conjunto e enviarem duas missões à Marte no futuro, em 2016 e 2018. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (14) por uma nota da ESA.

A ideia do programa ExoMars, como é chamado, é procurar por sinais da existência de vida em Marte, segundo a nota. "Esta é uma das mais importantes questões científicas de nossa época e a maior prioridade científica do programa", informou a agência europeia no texto.

O ExoMars inicialmente era uma parceria entre a ESA e a agência espacial americana (Nasa), mas a instituição dos EUA se retirou do programa em 2012 devido a cortes orçamentários, informa a agência Associated Press.

A contribuição da agência europeia vai ser a construção de um robô de exploração do planeta vermelho, que deve estar pronto para a missão de 2018. O equipamento será capaz de fazer perfurações com profundidade de até 2 metros, segundo a ESA.

O foguete de lançamento e o módulo de descida em Marte devem ter tecnologia russa, segundo a Associated Press. Tanto a ESA quanto a Roscosmos concordaram em dividir as atribuições de maneira equilibrada e em estabelecer uma cooperação para a pesquisa científica.
----
Matéria similar na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário