terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Autorretrato do robô Curiosity mostra buraco feito em área de Marte

Imagem panorâmica da Nasa mostra cratera feita por jipe no solo marciano. Foi a primeira vez que um robô escavou rochas do planeta vizinho.



(G1) Um autorretrato do robô Curiosity, que está em Marte, divulgado na sexta-feira (22) oferece uma visão panorâmica da localização do jipe no mês de fevereiro, na região da Baía de Yellowknife, na cratera Gale.

A imagem foi feita para mostrar o local onde, pela primeira vez, um robô escavou rochas marcianas. A amostra de rocha foi pulverizada pelo Curiosity em Marte e o pó será analisado. Uma broca presente no equipamento foi utilizada para perfurar pedras do planeta vermelho no início deste mês.

Na foto divulgada pela agência espacial americana Nasa, é possível observar o buraco de 1,6 centímetros de diâmetro que foi feito para a coleta de amostras.

O braço mecânico do robô, onde se localiza o dispositivo fotográfico, não é visto porque a imagem panorâmica é uma combinação de 66 fotos. Elas foram feitas quando essa parte do equipamento estava posicionada fora do raio de captura.
----
Imagens de Marte (AstroPT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário