quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Brilho da Aurora em Saturno



(Wired/Cienctec) Essa composição de imagens colorida de maneira falsa, foi gerada a partir de dados obtidos pela sonda Cassini da NASA, e mostra o brilho das auroras a aproximadamente 1000 quilômetros acima do topo das nuvens na região polar de Saturno. Essa imagem está entre uma das primeiras lançadas a partir de um estudo feito para identificar imagens que mostrassem emissões de auroras em todo o catálogo de imagens feitas pela Cassini tanto com o seu espectrômetro visual como o infravermelho.

Nessa imagem gerada com dados coletados nos comprimentos de onda de luz do infravermelho próximo, a emissão de auroras é mostrada em verde. Os dados representam as emissões dos íons de hidrogênio na luz entre 3 e 4 mícron em comprimento de onda. Em geral, os cientistas designam a cor azul para indicar a luz do Sol refletida no comprimento de 2 mícron, verde indica a luz do Sol refletida em 3 mícron e vermelho indica as emissões térmicas em 5 mícron. Os anéis de Saturno, refletem a luz do Sol em 2 mícron, mas não em 3 e 5 mícron, por isso eles aparecem com a cor azul escura na imagem acima. A névoa de grande altitude de Saturno reflete a luz do Sol tanto em 2 como em 3 mícron, mas não em 5 mícron e por isso aparece verde e azul esverdeada. A emissão de calor do interior de Saturno é somente observada no comprimento de onda de 5 mícron nos dados espectrométricos e por isso aparece vermelha. Os pontos escuros e as feições bandadas na imagem são nuvens e pequenas tempestades que delimitam os sistemas climáticos mais profundos e os padrões de circulação do planeta. Elas são iluminados de baixo pela emissão térmica de Saturno e por isso só tem a sua silhueta marcada.

A imagem acima é na verdade uma composição de 65 observações individuais feitas pela Cassini pelo seu espectrômetro visual e infravermelho no dia 1 de Novembro de 2008. As observações foram feitas cada uma com uma exposição de seis minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário