terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Una análise das medidas feitas com o nêutron spectrometer da sonda Messenger em Mercúrio



(Messenger/Cienctec) A imagem acima mostra comparações do fluxo de nêutrons simulado e do fluxo de nêutrons medido pelo Neutron Spectrometer da sonda MESSENGER versus a latitude.

No painel a-) as variações simuladas dos nêutrons de média velocidade com relação à latitude são mostradas de acordo com duas hipóteses: (1) não existe gelo nos depósitos brilhantes de radar; e (2) todos os depósitos brilhantes de radar consistem de uma espessa camada de puro gelo de água. O eixo vertical mostra o fluxo relativo de nêutrons, ou seja, o número relativo de nêutrons para um dado período de tempo, e o eixo horizontal mostra a latitude, e o polo norte está à direita em 90º de latitude. Se os depósitos brilhantes de radar têm pouco, ou nenhum gelo de água, o fluxo de nêutrons não mostrará mudanças com a latitude (linha branca). Se os depósitos brilhantes de radar consistem de puro gelo de água, o fluxo de nêutrons mostrará uma diminuição em direção ao polo norte (linha azul).

No painel b-) as medidas feitas com o Neutron Spectrometer da sonda MESSENGER do fluxo de nêutrons de média velocidade versus a latitude são mostradas em vermelho. Os dados se ajustam bem com a simulação feita na hipótese com puro gelo de água dentro dos depósitos brilhantes de radar de Mercúrio. Esses dados demonstram que as regiões polares de Mercúrio têm aumentado a concentração de hidrogênio de forma consistente com o gelo puro nos depósitos polares.

No painel c-) os nêutrons de alta velocidade, ou nêutrons rápidos complementam os nêutrons de média velocidade fornecendo uma medida da profundidade de soterramento de uma espessa camada de gelo de água abaixo de uma camada de superfície mais fina de material com menos hidrogênio. As variações simuladas dos nêutrons de alta velocidade são mostradas com duas hipóteses: (1) não existe gelo nos depósitos brilhantes de radar; e (2) todos os depósitos brilhantes de radar consistem de uma espessa camada de puro gelo de água na superfície. Se os depósitos brilhantes de radar têm pouca, ou nenhuma água, os nêutrons não mostrarão mudanças com a latitude (linha branca). Se os depósitos brilhantes de radar consistem de puro gelo de água na superfície, o fluxo de nêutrons mostrará um decaimento em direção ao polo norte (linha azul).

No painel d-) as medidas de fluxo de nêutrons de alta velocidade feitas com o Neutron Spectrometer da sonda MESSENGER com relação à latitude são mostradas em vermelho. A diminuição no fluxo de nêutrons em direção ao polo norte é menor do que a esperada se o gelo de água estivesse na superfície em todas as áreas de depósitos brilhantes de radar. Além disso, os nêutrons de alta velocidade indicam que a maior parte do gelo de água está enterrada, em média, por uma camada de material com baixa concentração de hidrogênio, com entre 10 e 20 cm de espessura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário