segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pesquisa indica que vulcões de Vênus estão em atividade

Estudo analisou volume de dióxido de enxofre na atmosfera do planeta. Dados geológicos já apontavam para este hipótese.



(G1) Um estudo publicado neste domingo (2) aponta que Vênus possa ter vulcões ativos em sua superfície. Já se sabia que o planeta tinha vulcões, mas a conclusão de que eles estão ativos vem da análise de dados sobre a atmosfera do planeta, especialmente em relação à concentração de dióxido de enxofre na atmosfera.

Na Terra, praticamente todo o dióxido de enxofre presente na atmosfera provém das erupções vulcânicas. A atmosfera de Vênus tem um volume deste gás mais de um milhão de vezes acima do que é encontrado na Terra.

A sonda Venus Express, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), registrou, desde sua chegada à órbita do planeta, em 2006, grandes variações na quantidade desse gás. A variação seria explicada pelas erupções, que não acontecem em volume constante.

Quando o dióxido de enxofre chega ao topo da atmosfera, após passar por densas nuvens, é destruído pela luz do Sol. Portanto, o gás encontrado no local seria proveniente de erupções ocorridas nos últimos dias.

Além disso, a sonda europeia encontrou evidências geológicas da atividade vulcânica. Foram encontradas rochas de formação geologicamente recente – menos de um milhão de anos –, que indicam a influência da lava na superfície.

A pesquisa foi liderada por Emmanuel Marcq, da Universidade de Versalhes-Saint Quentin, na França, e publicada pela revista "Nature Geoscience".
----
Matérias similares no TerraEstadão e UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário