terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Chineses querem plantar legumes em Marte e na Lua no futuro

Experiência científica preliminar feita em Pequim teve sucesso, diz agência. Sistema usa plantas e algas e permite a colheita de vegetais frescos.



(AFP/G1) Astronautas chineses poderão, no futuro, cultivar legumes em Marte e na Lua, após o sucesso de uma experiência científica preliminar feita em Pequim, informa a agência estatal Xinhua.

Quatro tipos diferentes de vegetais cresceram em um "dispositivo de ecossistema artificial", um espaço de 300 m³ que permite que os astronautas produzam as próprias reservas de ar, água e alimentos durante as missões fora da atmosfera, destacou a agência oficial.

Esse sistema, que usa plantas e algas, "está destinado a ser utilizado em bases fora da Terra, na Lua ou em Marte", segundo a Xinhua. Essa experiência permitiu "a colheita de legumes frescos para refeições".

A China aspira ser o primeiro país asiático a chegar à Lua. Como parte do programa "Chang'e", o país já lançou duas sondas lunares, em 2007 e 2010. O país também desenvolve rapidamente um programa para criar uma estação orbital permanente.
----
Matérias similares no TerraUOLiGR7Veja e Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário