segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A Tempestade de Poeira em Marte de 18 de Novembro de 2012



(NASA/Cienctec) Esse mosaico quase que global de observações feitas pelo instrumento Mars Color Imager a bordo da sonda da NASA Mars Reconnaissance Orbiter em 18 de Novembro de 2012, mostra uma tempestade de poeira no hemisfério sul do planeta Marte. Pequenas setas brancas destacam a área onde a poeira da tempestade está aparente na atmosfera.

As localizações dos rovers da NASA, o Opportunity e o Curiosity também são mostradas na imagem acima.

As áreas escuras no mosaico resultam de falta de dados ou de um alto ângulo de manobra necessário para ser feito pela sonda orbital limitando a visão que a câmera tem do planeta. Áreas borradas igualmente espaçadas que cruzam a imagem de norte a sul resultam de uma geometria de observação de fora do nadir, um produto da baixa órbita da MRO.

A Malin Space Science Systems, em San Diego, forneceu e opera o instrumento Mars Color Imager. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a sonda Mars Reconnaissance Orbiter para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A Lockeheed Martin Space Systems, em Denver construiu a sonda.
----
Matérias similares no UOLYahooiGOficina da Net e Veja
----
E mais:
Tempestade de poeira aquece atmosfera em Marte (DN - Portugal)
.
Imagem Mostra Dunas de Inverno em Marte (Cienctec)
.
Poeira atmosférica sobre a cratera Gale (AstroPT)
----
UPDATE:
Tempestade de poeira em Marte está a dissipar-se (AstroPT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário