Curiosity continua a explorar o 'planeta vermelho'
(Ciência Hoje - Portugal) Há umas semanas, o rover da NASA que se encontra a estudar Marte, o Curiosity, encontrou um objecto brilhante. Os cientistas não demoraram muito a perceber que se tratava de um plástico, provavelmente um tubo para cobrir um cabo que terá caído sobre o veículo quando a nave que o transportava aterrou no planeta.
Agora, o Curiosity volta a encontrar material brilhante na zona onde está a trabalhar, a Rocknest, mas este poderá ser mesmo marciano.
A agência espacial ordenou que o veículo recolha novas amostras do solo para descobrir a origem do material. Os investigadores acreditam que estas pequenas partículas raras têm origem marciana já que se encontram incrustadas em pequenos grumos na superfície do planeta.
O Curiosity vai receber ordem para continuar a analisar a zona até que os cientistas percebam o que é este material, de onde veio e se é formado por algum elemento que existe no resto do planeta.
A equipa está a proceder com muito cuidado para não danificar o sistema de processamento de amostras com este material, o que poderia dar falsas leituras positivas para compostos orgânicos, explica a NASA.
----
E mais:
Pedaços brilhantes em Marte devem ser analisados em um mês, diz Nasa (G1)
.
Curiosity estudará novas partículas brilhantes achadas em Marte (Terra), com matérias similares no iG, UOL, R7, Yahoo, Correio Braziliense e Estadão
.
Curiosity "digere" a sua primeira amostra marciana (DN - Portugal)
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário