sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sonda capta imagens em alta resolução de crateras em Marte


(Terra) A Mars Express, sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) em Marte, capturou imagens de uma área no desfiladeiro Valles Marineris mostrando uma grande variedade de características tectônicas e de impacto. As imagens mostram cordilheiras rugosas, algumas falhas incomuns de interseção e uma cratera elíptica rodeada por partículas ejetadas (conhecidas como ejecta) na forma de borboleta e com uma aparência "semelhante a um fluido".

No dia 17 de abril, a sonda apontou a câmera de alta resolução para a região chamada Melas Dorsa no planeta vermelho. A área fica nas montanhas vulcânicas de Marte entre Sinai e Thaumasia Plana, a 250 km ao sul do cânion Melas Chasma, que é parte doValles Marineris.

Crateras elípticas se formam quando asteroides ou cometas atingem a superfície do planeta em um ângulo raso (com medida igual a 0º ou 180º). Cientistas sugerem que um padrão do ejecta "fluidizado" indica a presença de gelo subsuperficial, derretido com o impacto. Impactos subsequentes teriam criado as pequenas crateras no cobertor do ejecta.

A borda de outra grande cratera é visível, mas parece ter sido quase enterrada em alguma época distante por poeira e cinzas vulcânicas. Isso faz com que um estudo detalhado seja quase impossível. Contudo, o centro mostra depósitos concêntricos que poderiam fornecer esclarecimentos sobre a composição do material vulcânico que a enterrou.

Diversas cordilheiras rugosas podem ser vistas. Elas se formam quando forças de compressão horizontais na crosta as empurram para cima. Os sulcos são cortados por falhas de deslocamento, o que realça as diferentes fases tectônicas responsáveis pela formação da região.
----
Mais imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário