O veículo está em preparação para o lançamento, previsto para 25 de novembro
(Reuters/Estadão) O Mars Science Laboratory da Nasa, um veículo de 2,5 bilhões de dólares projetado para avaliar a adequação de Marte para a vida, chegou à sua plataforma de lançamento na Flórida nesta quinta-feira.
O veículo está em preparação para o lançamento, previsto para 25 de novembro, afirmou a agência espacial norte-americana.
A espaçonave, que tem aproximadamente o tamanho de um carro pequeno, deve ser içada por um guindaste até o topo de um foguete não tripulado Atlas 5 em uma estação da força aérea em Cape Canaveral, disse a porta-voz da Nasa Lisa Malone.
Alimentado pelo calor emitido pelo plutônio radioativo, o veículo deve passar um ano marciano --ou 687 dias da Terra-- explorando uma enorme cratera na qual há uma montanha de 5 quilômetros de altura. Isso equivale a cerca de duas vezes a altura das camadas de rocha exposta do Grand Canyon.
Os cientistas não sabem como a montanha foi formada, mas ela pode ser o remanescente erodido de sedimentos que uma vez preencheram completamente a cratera.
Com seus 10 instrumentos científicos, incluindo duas ferramentas que podem analisar quimicamente a rocha pulverizada, o veículo, chamado Curiosity, é projetado para determinar se o local, conhecido como Gale Crater, tem ou já teve os componentes orgânicos necessários para o desenvolvimento da vida.
O Curiosity se juntará ao robô menor Opportunity, que tem explorado uma outra região de Marte desde 2004, e várias sondas, incluindo a europeia Mars Express.
----
Matérias similares no Terra, G1, iG, O Globo, R7 e Cienctec
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário