( O Globo) As primeiras rochas formadas no Sistema Solar mais pareciam com macios algodões doces do que com as duras pedras encontradas atualmente, afirmam cientistas do Imperial College de Londres e outras instituições internacionais com base no estudo de fragmentos de asteróides conhecidos como condritos carbonados e simulações de computador. A pesquisa forneceu as primeiras evidências geológicas de que os primeiros materiais sólidos do Sistema Solar eras frágeis e porosos que se juntaram ao longo de períodos de grande turbulência para formar as rochas sólidas que serviram de semente para o surgimento de planetas rochosos como a Terra.
- Nosso estudo nos convenceu ainda mais de que esses antigos condritos carbonados foram criados na turbulenta nuvem em que eles viajavam há bilhões de anos, da mesma forma que pedregulhos em um rio são esculpidos pela turbulência da água - diz Phil Bland, principal autor do estudo, publicado na edição deste domingo da revista "Nature Geoscience". - A pesquisa sugere que a turbulência fez essas antigas partículas se unirem e endurecerem para criar as primeiras pequenas rochas.
Após analisarem detalhadamente condritos originários de meteoros provenientes do cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter. Esses meteoritos são algumas das mais antigas rochas do Sistema Solar e se formaram pela colisão de partículas de poeira que deu origem a pequenos grãos milimétricos conhecidos como côndrulos. Ao submeterem os condritos a uma técnica que usa feixes de elétrons, os cientistas puderam determinar a orientação e posição de cada um desses côndrulos, descobrindo que eles se uniam em um padrão uniforme que só poderia ser resultante de colisões no espaço. Eles também desenvolveram métodos para quantificar a quantidade de compressão a que estes grãos foram submetidos, inferindo a fragilidade estrutural da pedra original.
- Esta abordagem nos permitiu pela primeira vez reconstruir quantitativamente e em grande detalhe o histórico de impactos e acreção de alguns dos materiais mais primitivos do Sistema Solar - conta Bland. - Nosso trabalho é mais um passo no processo de descobrir como surgiram os planetas e luas rochosas do nosso Sistema Solar.
----
E mais:
De algodão doce a rocha: estudo providencia novas evidências acerca dos primórdios do Sistema Solar (Astronomia On Line - Portugal), com matérias similares no DN - Portugal e Recursos Educativos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário