quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Sonda Cassini registra balé de luas em anéis de Saturno

(Apolo11) Não tão famosos quanto aos seus granes anéis, os satélites de Saturno também são bastante observados pelos amadores e diversas luas já eram bem conhecidas antes da exploração espacial. Entretanto, se você ainda não conhece algumas das luas de Saturno, não se preocupe. O Apolo11 mostra elas para você!





Vídeo: Balé de luas ao redor dos anéis de saturno. Crédito: NASA/JPL-Jet Propulsion Laboratory/Youtube/Apolo11.com.

Utilizando imagens captadas pela nave interplanetária Cassini, a agência espacial americana, Nasa, preparou um vídeo bastante interessante que mostra diversas luas jovianas em um verdadeiro balé espacial. As cenas foram captadas entre os dias 27 de agosto e 8 de novembro de 2009, durante a aproximação a última aproximação da sonda do gigante gasoso.

No primeiro ato do balé as imagens mostram o desfile das luas Janus, Mimas, Réia e Pandora orbitando ao redor do planeta em velocidades entre 8 km/s e 16 km/s. O segundo ato é a continuação do desfile, onde os atores principais são Thetys, Pandora e Prometheus.

O terceiro ato apresenta as luas Réia e Mimas desfilando em aparente aposição, tendo à frente parte do sistema de anéis saturnianos. Na sequência é apresentado um interessante efeito luminoso na lua Janus, provocado pela interferência da luz solar ao passar pela Divisão de Cassini dos anéis de Saturno.

Para finalizar o vídeo mostra uma verdadeira corrida planetária, onde os competidores são o pequeno Janus e a grade Réia, que parecem disputar o final de um grande prêmio.

Lua com anéis
Réia é a segunda maior lua de Saturno depois de Titã, com 1528 km de diâmetro. Seu período orbital é de 4.52 dias.

No dia 6 de março de 2008, cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, JPL, que controla a missão Cassini, anunciaram terem descoberto sinais que comprovariam a descoberta de um tênue sistema de anéis ao redor de Réia. Caso seja confirmado, será a primeira vez que um sistema de anéis é descoberto em torno de uma lua planetária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário