terça-feira, 15 de setembro de 2009

Rover Spirit pode ficar preso para sempre

(Engenharia & Astronomia) As tentativas para libertar o rover Spirit que está atualmente preso em Marte se arrastaram desde Maio, e hoje um oficial da NASA disse que o rover pode nunca se desprender.

“Nós estamos avançando com muita cautela e explorando todas as opções razoáveis,” disse John Calls, administrador do projeto Spirit e do seu irmão Opportunity. “Tem uma possibilidade bem real que o Spirit não consiga se libertar, e nós queremos dar ao Spirit a melhor chance.”

Callas e seus colegas no Jet Propulsion Laboratory estão testando idéias em uma cópia do Spirit em instalações da California, em uma sala projetada para simular a superfície de Marte. Mas é complicado por causa da diferença na gravidade dos dois planetas. A equipe também está refinando um modelo detalhado no computador da mobilidade do rover, calibrado com resultados dos testes em Marte.

“O modelo no computador irá permitir que possamos conectar os resultados dos testes feitos na gravidade Terrestre com o que podemos esperar do rover em gravidade Marciana,” disse Callas em uma declaração nesta Segunda-feira.

O Spirit já passou da sua expectativa de vida. Ele ficou preso em solo macio em um local chamado Troy no começo de Maio, mais de cinco anos após o começo de sua missão em Marte, que originalmente duraria três meses. A equipe do rover suspendeu outras tentativas de movimento com o Spirit até descobrir como libertá-lo.

Os engenheiros estão tentando descobrir como mover o Spirit enquanto evitam colocar o centro de gravidade do rover diretamente acima de uma rocha que está tocando ou quase tocando a barriga da máquina. Outros testes estão usando um modelo do rover mais leve que o modelo usado na maioria dos testes. Um “ensaio” completo para determinar a melhor estratégia para remover o rover está planejado para ser feito no JPL antes da equipe enviar o comando para o Spirit começar a se mover. Este teste e a análise de seus resultados poderão durar várias semanas.

Tentativas para a remoção do Spirit não irão começar antes de Outubro, de acordo com a agenda atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário