
(Terra) A sonda espacial Dawn capturou a primeira imagem após o início da sua órbita ao redor do asteroide gigante Vesta, informou a Agência Nacional Americana (Nasa) nesta segunda-feira. A imagem foi obtida para fins de navegação e mostra Vesta em detalhes nunca antes observados.
Quando Dawn entrou na órbita de Vesta havia aproximadamente 16 mil km entre a espaçonave e o asteroide. Engenheiros da Nasa estimam que a entrada ocorreu às 2h do sábado, no horário de Brasília.
Vesta possui 530 km de diâmetro e é o segundo objeto de maior massa no cinturão de asteroides. Telescópios terrestres e espaciais obtiveram imagens de Vesta durante cerca de dois séculos, mas eles não foram capazes de ver muitos detalhes em sua superfície.
"Estamos começando o estudo de uma das superfícies mais antigas existentes no Sistema Solar", disse o pesquisador Christopher Russell, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. "Esta região do espaço tem sido ignorado por muito tempo. Até o momento, as imagens recebidas revelam uma superfície complexa, que parece ter preservado alguns dos primeiros eventos da história de Vesta".
----
Matérias similares no G1, iG, Apolo11, Estadão, UOL, Veja, Yahoo, Folha, Astronomia On Line - Portugal, DN - Portugal e Público - Portugal
----
E mais:
Sonda chega à Vesta e inicia estudo inédito do Sistema Solar (Apolo11)
.
O Alvorecer do Sistema Solar (Cássio Leandro Dal Ri Barbosa - G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário